Desenvolvimento humano e social unidade 4
0,25 em 0,25 pontos
As síndromes fóbicas apresentam características peculiares. Nas síndromes fóbicas manifestam-se medos intensos e irracionais, diante de situações, objetos, animais que objetivamente não oferecem um perigo real e proporcional à intensidade do medo que o indivíduo demonstra. Vejam a seguir, alguns diferentes quadros de síndromes fóbicas:
I- Quadro no qual o indivíduo refere o medo de espaços amplos, com muitas pessoas, sem facilidade para escapar do local e sem a presença de pessoas conhecidas.
II- Condição na qual a pessoa mostra-se intensamente angustiada diante de determinados objetos, animais e, embora a pessoa reconheça que o seu medo é irracional, não consegue controlar-se quando se depara com esta situação.
III- Quadro caracterizado pelo medo intenso e persistente diante de outras pessoas, especialmente quando o indivíduo estiver sendo avaliado. O medo é mais intenso se as pessoas forem desconhecidas e hierarquicamente superiores.
Os quadros abaixo são conhecidos respectivamente por:
Resposta Selecionada:
e.
Agorafobia, Fobia Simples, Fobia social.
Respostas:
a.
Obsessão, Síndrome do Pânico, Born out.
b.
Stress, Epilepsia, Fobia Simples.
c.
Epilepsia, Crise Convulsiva, Fobia Social.
d.
Agorafobia, Síndrome compulsiva, Fobia Social.
e.
Agorafobia, Fobia Simples, Fobia social.
Feedback da resposta:
A alternativa a ser assinalada é Agorafobia, Fobia Simples, Fobia social.
Agorafobia: neste quadro o indivíduo refere o medo de espaços amplos, com muitas pessoas, sem facilidade para escapar do local e sem apresença de pessoas conhecidas.
Fobia simples ou específica: nesta condição a pessoa mostra-se intensamente angustiada diante de determinados objetos, animais e, emboraa pessoa reconheça que o seu medo é irracional, não consegue controlar-se quando se depara com esta situação.
Fobia social: esta manifestação caracteriza-se pelo medo intenso e persistente diante de outras pessoas, especialmente quando o