Ejemplo De Estimacion Demanda
Aplicação de séries temporais na análise de demanda turística no estado do Pará usando os modelos de Holt-Winters
Cláudio Mauro Vieira Serra (UEPA) cmvserra@uepa.br
Heliton Ribeiro Tavares (UFPA) heliton@ufpa.br
Julio César Correa Santos (UEPA) jcesar_vongrapp@yahoo.com.br
Resumo
Previsões de demanda são informações relevantes para um planejamento operacional e estratégico de organizações de diversos setores. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a aplicação dos modelos de séries temporais Holt-Winters Aditivos e Multiplicativos para previsão de demanda turística no estado do Pará. É apresentada uma contextualização da importância do turismo no desenvolvimento econômico dos estados. Uma breve revisão sobre os modelos adotados nesse artigo bem como a apresentação e análise do estudo de caso. Palavras-chave: Turismo, Séries Temporais, Previsão.
1. Introdução
Recentemente o Governo Federal, através da Embratur, junto com os governos estaduais vem incentivando o investimento em turismo nos estados brasileiros através da Política Nacional de Turismo, pois o Turismo é uma atividade que impacta 52 segmentos diferentes da economia, empregando em sua cadeia, desde mão-de-obra mais qualificada, em áreas que utilizam desde alta tecnologia (transportes e comunicação) até as de menor qualificação, tanto no emprego formal quanto no informal (OLIVEIRA FILHO, 2003).
Nesse sentido, o turismo também se configura como uma das bases para o desenvolvimento do Estado do Pará. Em 2002 gerou um aumento de 4,14% no número de empregos e ainda apresenta enorme potencial de desenvolvimento, dado às novas modalidades como ecoturismo e turismo de aventura (PARATUR, 2003).
Em qualquer atividade o planejamento se faz necessário para se obter resultados satisfatórios.
A previsão de demanda entre outras estatísticas assume um papel importante no planejamento operacional e estratégico para as