EJA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
A IMPORTÂNCIA DA EJA (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) NO BRASIL
O sonho, antes perdido, de aprender a ler e a escrever felizmente já se faz acessível para muitos jovens e adultos no Brasil, que não dispuseram de condições para construir em si uma formação educacional básica. O Programa de Educação de Jovens e Adultos hoje, em nosso país, fornece a essas pessoas uma educação onde os horários são específicos para não prejudicar a carga horária de trabalho e uma das preocupações do programa é passar de forma clara e objetiva os ensinamentos de séries iniciais, como saber ler e escrever.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é a modalidade de ensino nas etapas dos ensinos fundamentais e médio da rede escolar pública brasileira e adotada por algumas redes particulares que recebe os jovens e adultos que não completaram os anos da educação básica em idade apropriada por qualquer motivo ( entre os quais é frequente a menção de necessidade de trabalho e participação na renda familiar desde a infância).
No início dos anos 90, o segmento da EJA passou a incluir também as classes de alfabetização inicial.
No Brasil, o campo consolidou-se com influência das ideias do Educador Paulo Freire e em forte relação com o movimento de Educação Popular.
De acordo com a constituição de 1998 a educação básica é direito de todos e dever do estado (...) , porém sabemos que não é bem assim que funciona em nosso país. A educação é tida como uma espécie de um status social, ou em artigo de luxo, onde as pessoas com maior poder aquisitivo podem “comprar” uma boa educação e não possuem a necessidade de acompanhar aulas promovidas muitas das vezes por educadores que não concluíram ou se quer iniciaram algum curso superior. Entretanto, o nosso foco é tentar enxergar através de números, iniciativas do governo em promover a erradiação do analfabetismo no Brasil. Para os otimistas a educação passada através da EJA pode ser uma porta ou melhor uma janela para os problemas