Eixo teórico
Disciplina: Pesquisa Jurídica
Professora Doutora: Valéria Silva Galdino Cardin
Acadêmica: Danielle Cristina Verri Ventrilho
R.A. 92792
-Discorrer a cerca do que significa o eixo teórico e como ele deve ser utilizado em uma investigação.
Eixo Teórico
O Eixo teórico-metodológico de formação sociopolítica, constitui a base do saber teórico, metodológico e instrumental;
Toda pesquisa é um trabalho de construção de conhecimentos novos, contudo, deve ser ativa engajada e não uma simples captação passiva da realidade, porque o conhecimento não pode ser puro reflexo do real.
O objeto real é a coisa existente independentemente de nosso pensamento, quer considerada em si mesmo, quer através de suas manifestações concretas (o fenômeno). Já o objeto de conhecimento é tal qual o conhecemos, isto é, o objeto construído, sobre o qual se estabelecem os processos cognitivos.
Assim o fato é o fenômeno de reconhecimento indiscutível, já o fenômeno é qualquer modificação observável e possível de repetição.
Por resultar de um trabalho de construção a teoria científica é sempre retificável. Toda investigação supõe um projeto, um corpo teórico, que lhe dá forma, orientação e significado, sendo assim, a ciência jurídica, tanto quando qualquer outra, resulta de um trabalho de construção comandado, em todas as suas fases, pela teoria.
A validade do método em hipótese algumas pode ser estabelecida a priori, mas somente em função dos enfoques teóricos, dos problemas formulados e da natureza do objeto de conhecimento.
O método, é o caminho que regula previamente uma série de operações que devem ser realizadas durante a investigação, apontando erros evitáveis em vista de um resultado determinado.
A metodologia é o estudo dos métodos e especialmente dos métodos da ciência. A metodologia se reduz, na concepção empirista, a um corpo de regras cuja validade não apenas é considerada inquestionável porque afirmada dogmaticamente, como ainda assegura a validade do