Momento de inércia
“JÚLIO DE MESQUITA FILHO”
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
“JÚLIO DE MESQUITA FILHO”
Relatório de experimento número 3
Docente: Carlos A. Picon
Discentes: Maria Paula de Lima Soldera, RA: 122054211
Milena dos Santos Nunes, RA: 122053273
Tainara Martinez de Castro, RA: 122053371
Curso: Engenharia Civil, Laboratório de Física II
Ilha Solteira, Março de 2013
SUMÁRIO
Objetivo 3
Resumo 4
Introdução Teórica 5
Procedimento Experimental 7
Resultados e discussão 9
Conclusão 13
Referências Bibliográficas 14
OBJETIVO
Determinar experimentalmente o momento de inércia de um conjunto eixo-disco e verificar a conservação da energia mecânica.
RESUMO
Com o intuito de determinar experimentalmente o momento de inércia e verificar a conservação da energia mecânica, foi realizado tal experimento, que consistiu na montagem de um esquema composto por um conjunto disco-eixo, fio de barbante e corpo suspenso. Foram obtidas as dimensões de tais objetos através do uso do paquímetro e régua milimetrada. O fio de barbante foi enrolado no disco, com o corpo suspenso em sua extremidade, segurado por uma haste, e, em seguida, foi solto. Os tempos de queda do corpo e de parada do disco foram anotados para posterior cálculo das rotações que foram dadas pelo disco.
Através do princípio da conservação da energia mecânica, foram calculadas as energias finais e iniciais do sistema, sendo a potencial a energia inicial (Ep=0,102J) e a cinética de rotação e translação a energia final (E=0,107J e E=2,7. 10-4J). Com tais valores, foram obtidos os erros percentuais ao comparar a energia inicial com cada uma das energias finais (4,9% e 99%, respectivamente). Tais erros se dão pelos mesmos motivos descritos acima, além de desconsiderarmos o atrito nos cálculos. Concluímos então que houve uma relativa conservação de energia mecânica no experimento, sendo os resultados