eGovernment
Governo eletrônico, ou e-gov, consiste no uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) para aproximar governo e cidadãos, tendo como objetivo superar obstáculos da comunicação entre essas duas esferas, melhorando as atividades de organizações do setor público.
As esferas governamentais podem ser em nível de governo federal, estadual e municipal. O poder executivo, quase sempre o mais desenvolvido na questão de governo eletrônico, vem seguido pelo judiciário e legislativo.
O fluxo de informações pode acontecer nos dois sentidos de comunicação e em volumes que variam nas diversas esferas governamentais.
O grau de desenvolvimento do governo eletrônico pode ser avaliado sobre os seguintes aspectos: serviços on line, serviços eletrônicos, política de privacidade, política de segurança, qualidade informática do site, modalidades de financiamento e alcance público de interação.
Fóruns, exposição de banco de dados, aplicativos para telefonia móvel. Muitas das tecnologias envolvidas são bastante similares àquelas correspondentes ao setor privado do comércio eletrônico. O objetivo é também munir os cidadãos com acesso a informações e serviços.
O governo eletrônico pode aprimorar a democracia permitindo incrementar a transparência do processo político, elevando o envolvimento direto e participativo dos cidadãos; e melhorar a qualidade na informação da opinião pessoal, abrindo novos espaços de informação e deliberação.
Para atender este último aspecto, as estruturas de TICs devem estar bem desenvolvidas, permitindo um diálogo pela internet através de portais que suportem registrar, avaliar e dar feedback às solicitações do cidadão, tornando o conjunto de registros e sua avaliação um indicativo para apoiar a tomada de decisão governamental.
A disponibilidade de informações na internet, de forma inteligente e geograficamente referenciada, poderá auxiliar na tomada de decisão do cidadão ou empresário que queira fazer um