Egito
Localização: se desenvolveu no nordeste da Africa. Foi funda por volta de 3200 A.C.
Antigo império(3200A.C a 2100A.C).
No antigo império egípcio, foi criado o sistema de irrigação, e drenagem que ajudou na expansão da agricultura . Nesta época também se criou as piramides dos faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos.
A Economia e a Sociedade,
Toda a vida dos egípcios giravam em torno do rio Nilo, e suas cheias e vazantes anuais. O plantio, a colheita dos cereais(principalmente o trigo), o transporte, a pesca, tudo dependia do nível de suas águas.
A economia egípcia era baseada na agricultura e no intercambio de produto naturais. Depois da unificação das aldeias, as terras passaram das mãos doa clãs (gerações de famílias) para a posse de faraó. Sua sociedade era rigidamente estratificada, dividida em estamentos, sendo o dos sacerdotes e da nobreza, à qual pertencia o faraó e sua família, os mais poderosos.
Dependendo da época os sacerdotes se tornavam-se mais importantes do que os soberanos.
A eles cabia dois terços da renda das terras cultivadas, para manter as serviços da religião e do culto. Vinham a seguir, na ordem de importâncias, os funcionários civis, principalmente os escribas, os soldados, os artífices e, finalmente os camponeses, que viviam em regime de escravidão.
A religião.
Os egípcios era profundamente religiosos. Todas a sua vida era preparada para enfrentamento do mundo dos mortos. Os egípcios eram politeístas( crença em mais de um deus) e animista(cultivava elementos da natureza , como o Sol;animais, como o crocodilo, o chacal, o gato, a serpente, o touro sagrado, chamado de Ápis). E acreditavam no julgamento após a morte e que seriam imortais.
Cultuavam deuses zoomórficos( em forma de animais), antropomorfísticos ( com característica humana e animais) e antropomórfico(semelhante aos seres humanos). Construíram enormes templos e túmulos (como as mastabas e as piramides), para guardar as estatuas edos deuses e das