Egito
Ao final do quarto milênio a.C.,formou no Egito a mais antiga das civilizações orientais.
Os povos acabou desenvolvendo cada vez mais, o desenvolvimento da engenharia foi confirmado pela construção das pirâmides. A astronomia também evoluiu possibilitando a confecção do calendário solar importante para prever as enchentes do rio Nilo.
No campo da medicina houve progresso, os egípcios identificavam doenças e soluções para elas mas não deixava as formas espirituais.
Com essas pequenas mudanças também chegou na educação, nas formas de ensinar,as escolas era frequentada por poucos mais de 20 alunos, elas funcionavam em templos e em algumas casas, os mestres sentavam –se em uma esterira e os alunos em volta ,os textos eram aprendidos através de repetições pela leitura em voz alta,o ensino autoritário tinha objetivo de fazer um aluno obediente, o falar bem também era importante,
A atenção dos educadores voltavam-se também para a educção física destinadas aos nobres e guerreiros,centrada na natação e mais pra frente com atividades de tiro com arco,corrida,caça e pesca.
Por volta do final do terceiro milênio a.C.os textos escritos também assumiram a sua importância maior que trouxe prestigio para a função do escriba,(escriba são aqueles que lê as escrituras antigas)que escreve rolos de papiro na casa do rei, que,seguindo o ensinamentos do rei instrui seus colegas e guia seus superiores ou que é mestre das crianças r mestre dos filhos do rei .
As escolas mais adiantadas de Mênfis ,Heliópolis ou Tebas formavam escribas de categoria mais elevada .Havia ainda o ensino dos ofícios especializados para formar artesões e para treinamento de guerreiros.
Mas apesar de todo esse crescimento de ensino o que nunca acabou e continuou, foi que a grande maioria aprendia –se com seus pais em casa.