Egito, Índia e China
HISTÓRIA
EGITO, ÍNDIA E CHINA
NOME:
NOME DO PROFESSOR:
1 DE ABRIL DE 2013
1. EGITO
1.1 SOCIEDADE
A sociedade egípcia é caracterizada por ser completamente hierárquica, onde a possibilidade da mobilidade social é quase nula. Cada “classe social” possuía suas funções perante o estado, sendo quem tinha menos poder deveria obedecer quem estava acima.
No topo da sociedade estava o faraó, que era o governador máximo do estado e era considerado e adorado como uma divindade na terra. Seu poder era completamente centralizado, e exercia função politica e religiosa.
Logo a baixo dele estavam os sacerdotes, que eram responsáveis por rituais, festas, todas, é claro, ligadas as atividades religiosas.
A terceira classe era destinada aos nobres. Dentre eles chefes militares, que eram responsáveis pela segurança do território egípcio e os escribas.
Agora em relação a porção pouco privilegiada da sociedade egípcia temos os soldados, os camponeses, e os artesãos. Os soldados viviam de produtos recebidos por serviços prestados. Os camponeses trabalhavam presos a terra do estado e recebiam pouco por essa função. E os artesãos tinham uma vida muito simples, trabalhando em construções e oficinas.
Na base da “pirâmide social” estavam os escravos, que geralmente eram povos dominados nas conquistas do estado egípcio, conhecido também como “prisioneiros de guerra”. Trabalhavam demais e não recebiam salário, ganhavam algumas roupas e alimentos para a sua subsistência. Eram desprezados pela sociedade e não possuíam direitos.
No casamento dos egípcios predominava a monogamia (ter uma mulher apenas), já o faraó tinha várias esposas, inclusive era comum haver a prática de endogamia (casar com alguém da sua família).
1.2 ECONOMIA
A economia baseava-se na agricultura e na pecuária. Eram cultivados cereais, como a cevada e o trigo, legumes e abundantes árvores frutíferas. Eram criados porcos,