egdAGdgd

455 palavras 2 páginas
CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DR. BRASILIO MACHADO

Filosofia

ANTONINA
2014

CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DR. BRASILIO MACHADO
GUILHERME SILVA MARTINS

Jean Paul Sartre
Obra: A Imaginação

Trabalho apresentado à disciplina de Filosofia, como requisito para obtenção de nota parcial do 1º bimestre do curso de Meio Ambiente do Colégio Estadual Dr. Brasílio Machado, sob a orientação da professora Edilaine.

ANTONINA
2014
História de Jean Paul Sartre
Jean-Paul Charles Aymard Sartre (Paris, 21 de Junho de 1905 — Paris, 15 de Abril de 1980) foi um filósofo, escritor e crítico francês, conhecido como representante do existencialismo. Acreditava que os intelectuais têm de desempenhar um papel ativo na sociedade. Era um artista militante, e apoiou causas políticas de esquerda com a sua vida e a sua obra.
Sartre tinha uma saúde frágil filho de família burguesa, jamais imaginaria que, como membro da Resistência Francesa, viria a combater violentamente a ocupação nazista da França, entre 1940 e 1944. Durante a 2ª Guerra Mundial, serviu no exército como meteorologista na região de Lorena, entre 1940 e 1941. Feito prisioneiro, ficou na cidade alemã de Tréves, onde Karl Marx nasceu. Fugiu de lá utilizando documentos falsos.

Sartre também esteve na linha de frente dos mais importantes acontecimentos políticos da França, nos últimos 30 anos. Defendeu a libertação da Argélia, então uma colônia francesa, que só se tornou independente em 1962, após violenta guerra que durou 8 anos.
Ele organizou grupos clandestinos, dedicados a atividades literárias, jornalísticas e teatrais. Fundou o grupo "Socialismo e Liberdade", integrando o Comitê Nacional dos Escritores, Sartre colaborou nas Publicações clandestinas O Combate e Cartas Francesas. Sob sua liderança, foi fundada em 1944 a revista de maior importância das últimas décadas na França: Tempos Modernos.
Obra: A

Relacionados