Efluentes de lava-jatos
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
GESTÃO AMBIENTAL
JULIO CESAR R. E. GONÇALVES
presença de efluentes nos lava-jatos
Gurupi 2011 julio cesar r. e. gonçalves
presença de efluentes nos lava-jatos
Trabalho apresentado ao Curso Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Atividade Interdisciplinar .
Prof. Rosimeire Midori Suzuki Rosa Lima, Thiago Augusto Domingos, Luciana Rodrigues Cardoso Trigueiro, Eliane Maria de Oliveira Araman.
Gurupi 2011
Problemas Gerados pelos lava-jatos
A urbanização das cidades demanda por serviços que gerem cada vez mais benefícios proporcionando melhor qualidade de vida. Este conceito hoje se traduz por funcionalidade, agilidade e praticidade nas ações do cotidiano de vida. Os lava jatos de automóveis surgiram com a finalidade, de facilitar a vida das pessoas que querem seus carros limpos. O problema são os efluentes líquidos, com águas servidas contaminadas com óleos lubrificantes e outras impurezas e a geração de resíduos sólidos de vários tipos. Um dos graves problemas que atingem a qualidade das águas dos rios e lagos é o controle inadequado dos efluentes industriais, bem como a implantação de indústrias em locais inadequados . Nesse contexto, os lava-jatos são potenciais fontes de poluição, visto que seus efluentes contêm uma quantidade considerável de derivados de petróleo e de surfactantes, e nisso é gerada uma considerável quantidade de água residuária que é lançada continuamente no sistema de esgotamento sanitário das cidades, no sistema de drenagem pluvial ou então diretamente no solo, haja vista que muitos lava-jatos não fazem nenhum tratamento dos seus efluentes para a eliminação dos resíduos, contrariando a legislação.