Eficácia do assistente social frente a vulnerabilidade
The Social Construction of Violence against Aged People
Andréa Moraes Alves*
Resumo
O artigo "A Construção Social da Violência contra os Idosos" tem como objetivo principal analisar o processo de produção dos sentidos da violência contra os velhos. Para isso, o artigo toma como foco de análise, um programa governamental chamado "Ligue Idoso". Esse programa recebe denúncias de maus tratos contra pessoas idosas, encaminhando-as para os órgãos competentes.
Através do trabalho dos profissionais envolvidos com o programa é possível observarmos os conflitos e as interpretações acerca da violência contra o velho no
Rio de Janeiro, qual encaminhamento deve ser dado a ela, quem são esses velhos e como são os possíveis agressores
Palavras-chave: idoso; violência; programas governamentais; maus-tratos ao idoso; direito dos idosos.
Introdução
"Somos sempre o jovem ou o velho de alguém." Com essa expressão, extraída do texto de Pierre Bourdieu, "A Juventude é apenas uma palavra", resume-se a dificuldade que encontramos ao tentar demarcar os limites e sentidos das idades e das gerações. As diferentes fases do ciclo da vida são socialmente manipuladas e comportam arbitrariamente características, qualidades, deveres e direitos. A imputação de algumas prerrogativas para determinada fase da vida é feita sempre em relação com o que se considera socialmente apropriado para essa fase e não para outra. Essas prerrogativas mudam ao longo do tempo e também não são as mesmas em todos os lugares.
Com a preocupação de iniciar um estudo sobre o campo de lutas que constitui as fases da vida e os limites que são atribuídos a elas em nossa sociedade, esse artigo tem como tema a construção que o estado faz da categoria idoso1 e dos riscos que afetam esse segmento social.
Lembramos que, além de não podermos naturalizar as idades, também não podemos supor que o estado seja um todo homogêneo, sem fissuras e cuja