Projeto de intervenção
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
Projeto de Ação
Campos dos Goytacazes (RJ)
2012
[pic]
Márcia Machado Gomes de Oliveira
Campos dos Goytacazes (RJ)
2012
1. Apresentação:
A Escola Municipal Lulo Ferreira de Araújo foi fundada em 1965 e começou a funcionar em 1966,sendo a maior escola construída nessa localidade,onde a maioria da comunidade escolar encontra-se matriculada. Possui, atualmente, aproximadamente 1300 alunos matriculados no ensino fundamental, divididos em três turnos (manhã,tarde e noite).
O assistente social passou a nela atuar a partir de 1997, sendo de suma importância para a comunidade escolar, buscando intervir e identificar as demandas existentes. O trabalho do assistente social na Educação volta-se, assim, para identificar e atender as demandas provenientes da questão social que perpassa o cotidiano do campo Educacional.
A escola é um local onde se encontram as mais variadas expressões da questão social que interferem ou que prejudicam a produtividade do aluno. Não é incomum nos deparamos com gravidez precoce ,trabalho infanto-juvenil, baixa-renda, desnutrição, problemas de saúde, habitações, drogas, pais negligentes, família com vulnerabilidade social, violência doméstica, pobreza, exclusão e desigualdade social, evasão escolar, dentre outros.
A natureza dos programas e projetos desenvolvidos pelo assistente social tem por finalidade conhecer o universo da comunidade escolar nos aspectos socioeconômico e familiar, bem como elaborar e executar projetos de orientação sócio-familiar, visando prevenir a evasão escolar e melhorar