Eficiência Energetica
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
.
Belo Horizonte, Minas Gerais
2013
Introdução
Eficiência energética é uma atividade que procura aperfeiçoar o uso das fontes de energia.
A utilização racional de energia, às vezes chamada simplesmente de eficiência energética, consiste em usar menos energia para fornecer a mesma quantidade de valor energético. Por definição, a eficiência energética consiste da relação entre a quantidade de energia empregada em uma atividade e aquela disponibilizada para sua realização.
A utilização das energias renováveis como fonte de energia para consumo das necessidades energéticas é uma das formas mais eficientes de reduzir o consumo de energias de combustíveis fósseis. A eficiência energética e as energias renováveis são os dois pilares da política energética sustentável.
Como todo país em desenvolvimento, o Brasil tem uma grande demanda reprimida de energia - mas os índices nacionais de perda e desperdício de eletricidade também são altos. Portanto, além de promover a substituição de insumos esgotáveis (combustíveis fósseis) e a redução da intensidade do uso de energia, qualquer política energética deve estimular a eficiência e o combate ao desperdício por meio de instrumentos de regulação - como a especificação de códigos com consumo máximo de energia em construções ou padrão de desempenho e melhorias em equipamentos para garantir a incorporação de novas tecnologias, mais eficientes, pelos fabricantes.
Eficiência energética e intensidade energética no contexto global
Tão importante quanto incrementar o potencial de geração de energias renováveis é aumentar a eficiência energética no consumo da energia gerada, a partir de fontes renováveis ou não. O termo eficiência energética diz respeito ao menor consumo de energia para um mesmo produto final e está geralmente