Eficiência das operações - GO
O presente trabalho enquadra-se no âmbito da unidade curricular Gestão das Operações lecionada pela docente Ascensão Braga que propôs ao grupo que aprofundasse um tema de acordo com a matéria dada.
O tema do trabalho é a Eficiência nas Operações. Com isto o grupo inicia o trabalho com uma citação de Peter Drucker, “a eficiência consiste em fazer certo as coisas e a eficácia em fazer as coisas certas.”
Esta frase quer dizer que a eficácia está relacionada com o alcançar de objetivos enquanto a eficiência preocupa-se não só com o alcance desses objetivos mas do modo mais correto.
Eficiência vs Eficácia
Eficiência trata de como fazer, não do que fazer. Trata de fazer “certa a coisa”, e não fazer a coisa certa. Quando se fala em eficiência, está a referir-se em produtividade, em fazer mais com o mínimo de recursos possíveis.
A eficiência de um processo pode ser superior a 100%.
No que diz respeito á relação produtividade/eficiência, a relação não é linear porém, verifica-se que a produtividade aumenta com o aumento da eficiência. A eficácia mede a relação entre os resultados obtidos e os objetivos pretendidos, ou seja, ser eficaz é conseguir atingir um dado objetivo.
Fonte: Quadro retirado do material fornecido das aulas de Programação e Avaliação de Projetos de Investimento.
Exemplos:
• Se toda a equipa entregou o relatório na data prevista, foram eficazes. Mas se conseguiu fazê-lo e ainda sobrou tempo para realizar a próxima tarefa, ou mesmo para aproveitar o resto do dia e ir ao cinema, então foi eficiente.
• Produzir quinhentas mesas por dia com o mínimo de desperdício de madeira. Aqui o objetivo é produzir quinhentas mesas. Ao ser atingido a eficácia é máxima. No entanto, a eficiência só será máxima se for realmente desperdiçado o mínimo de madeira.
Cálculo da eficiência:
Para o cálculo da eficiência existe mais que uma fórmula, apresenta-se a seguir as duas formulas