Administração
A gestão de operações ou gerência de operações (GO) é a função empresarial que planeja, coordena e controla os recursos necessários para se produzirem os produtos e serviços de uma empresa. A gestão de operações é uma função de gerenciamento, de pessoas, equipamentos, tecnologia, informações, etc. Ela é a principal função de qualquer empresa, pois sem operações não haveria produtos nem serviços para serem comercializados.
O papel da gestão de operações é transformar as entradas da empresa em produtos acabados ou serviços. A gestão de operações é responsável pela orquestração de todos os recursos necessários à obtenção do produto final. Isso abrange o projeto do produto; decidir que recursos são necessários; organizar a programação, obter equipamentos e instalações; gerenciar estoques; controlar a qualidade; projetar as tarefas para a fabricação do produto; e definir os métodos do trabalho. Basicamente, a gestão de operações é responsável por todos os aspectos do processo de transformar entradas em saídas.
Diferenças entre Organizações de Manufatura e de Serviços.
As organizações podem ser divididas em duas grandes categorias: as organizações de manufatura e as organizações de serviços.
Organizações de manufatura fornecem um produto físico, tangível, que pode ser armazenado até se tornar necessário.
A maioria dos clientes não tem contato direto com a operação.
Organizações de Serviços
Apresentam um produto intangível, que não pode ser produzido antecipadamente.
Os clientes normalmente estão presentes durante a prestação do serviço.
Desenvolvimento histórico
Muitos eventos ajudaram a moldar a gestão