Eficiencia Global
gerenciamento de produção
ESTUDO DE CASO EM GERENCIAMENTO
DE PRODUÇÃO: EFICIÊNCIA/OEE.
Luis Phillipe F. Machado (luis.machado@techplus.com.br), Coordenador de Projetos; e
Samarone Guimarães Ruas (samarone@techplus.com.br), Diretor de Aplicações, ambos da iTech, Divisão da Techplus Automação.
INTRODUÇÃO
O alicerce para o bom andamento de uma empresa se fundamenta na eficiente e correta utilização de recursos disponíveis, sejam eles materiais, operacionais ou humanos.
Nos dias atuais, com a economia globalizada e com a grande competitividade do mercado, as empresas de manufatura vêm procurando se adequar cada vez mais às exigências dos clientes. Produzir cada vez mais, com menos recursos e mais rapidamente se tornou um desafio comum para as indústrias que pretendem permanecer no mercado. Por esse motivo, a medição do sistema de manufatura vem se tornando cada vez mais essencial para a resolução de problemas e para a própria melhoria contínua destes sistemas.
A eficácia global dos equipamentos [1] é utilizada na metodologia TPM (Total Productive Maintenance), onde é proposto um indicador conhecido na literatura internacional como OEE (Overall Equipment Effectiveness).
Overall Equipment Effectiveness (OEE) é uma ferramenta utilizada para medir as melhorias implementadas pela metodologia TPM. A utilização do indicador OEE, conforme proposto por esta metodologia, permite que as empresas analisem as reais condições da utilização de seus ativos. Estas análises das condições ocorrem a partir da identificação das perdas existentes em ambiente fabril, envolvendo índices de disponibilidade de equipamentos, desempenho e qualidade.
Há um órgão chamado OEE Industry Standard [2], administrado pelo OEE Foundation, criado em 2000, que dita todos os seus conceitos e cálculos. Define todos os princípios da ferramenta, estabelecendo os critérios para se medir a disponibilidade, desempenho e qualidade de equipamentos e linhas de