tuberculose
O M. tuberculesis já infecta um terço da população mundial, sendo responsável por 3 milhões de óbito por ano, é a maior causa de mortalidade por doenças infecciosas.
No brasil aproximadamente 40 milhões de indivíduos estão infectados. Esses números não representam a total realidade já que em inúmeros casos não são diagnosticados. Tanto a mortalidade quanto a notificação vem declinando desde 1990 devido a melhoras nas condições sócias e nutricionais da população. Em 1940 com o aparecimento da quimioterapia a queda destes números foi ainda maior.
Se medidas adequadas de controle não forem tomadas estimasse que nos próximos 20 anos ocorreram um bilhões de novas infecção O bacilo é bastante frágil e facilmente destruído quando exposto a radiação ultra violeta do sol, ao calor e as radiações ionizantes não tem capacidade de viver muitas horas fora do parasitismos, duplicasse sua população a cada 18/48h, e é estritamente aeróbio ou seja razão pela qual infecta principalmente o pulmão. A transmissão da tuberculose é feita de homem para homem, por meio de pacientes que têm o bacilo da tuberculose no escarro. A traves da tosse ate 3 mil partículas são lançadas no ar. Acreditasse que um paciente bacífero pode infectar de 10 a 15 comunicantes em apenas um ano. Sabe-se hoje que não a necessidade de internamento para pacientes com tuberculose visando a proteção do seus contactantes