Eficiencia Energetica
As aplicações fotovoltaicas no Brasil estão mais difundidas no entorno rural e destinadas à universalização do serviço elétrico e ao bombeamento de água. A experiência fotovoltaica nacional no atendimento a comunidades isoladas e com os programas constantes do PRODEEM.
Entre os quais está a instalação de sistemas de acionamento de bombas d’água em sistemas de irrigação.
Foi de grande importância para a compreensão mais clara de questões como as dificuldades de implantação dos sistemas, a logística, a licitação de sistemas, a formação de mão de obra qualificada e a manutenção dos sistemas fotovoltaicos.
A experiência do PRODEEM mostrou, em sua fase inicial, que alguns inversores “sofriam” com a alta umidade local e precisavam ser trocados bem antes de atingir o final da vida útil.
Em alguns casos, optou-se pelo uso de sistemas de produção diretamente em corrente contínua ou sistemas híbridos, como no projeto desenvolvido pela Eletroacre na reserva Chico Mendes (norte e leste de Xapuri, AC).
No sistema híbrido os equipamentos de iluminação utilizados funcionavam com corrente contínua, enquanto as tomadas disponibilizadas podiam estar recebendo corrente contínua ou corrente alternada.
Algumas possíveis vantagens apontadas pela Eletroacre para sistemas híbridos incluem manutenção da iluminação mesmo com defeitos no inversor, aproveitamento de equipamentos e lâmpadas em corrente contínua para as famílias que já os possuem, diminuição de perdas do consumo do inversor quando a família só estiver utilizando a iluminação, o que aumenta assim a autonomia do sistema.
Entretanto, apesar do considerável número de instalações feitas, a experiência anterior é pouco significativa para os sistemas fotovoltaicos conectados em paralelo às redes das empresas de distribuição.
As características são bem diferentes nos dois casos, uma vez que, no segundo, diversas questões precisam ser mais bem trabalhadas, envolvendo aspectos técnicos e, principalmente,