Efeitos principais da corrente elétrica
A carga elétrica em movimento, isto é, a corrente elétrica, possui certas propriedades que a carga elétrica em repouso não possui. As mais importantes são: 1. Efeito magnético É aquele que se manifesta pela criação de um campo magnético na região em torno da corrente. A existência de um campo magnético em determinada região pode ser comprovada com o uso de uma bússola: ocorrerá desvio de direção da agulha magnética. Este é o efeito mais importante da corrente elétrica.
O desvio da agulha magnética mostra-nos o efeito magnético da corrente elétrica. As aplicações do efeito magnético da corrente elétrica são numerosas: disjuntores que protegem circuitos elétricos, motores elétricos, balanças de precisão, etc.
2. Efeito térmico (efeito Joule) É causado pelo choque dos elétrons livres (que formam a corrente elétrica) contra os átomos dos condutores. Ao receberem energia, os átomos vibram mais intensamente. Quando maior for à vibração dos átomos, maior será a temperatura do condutor. Nessas condições observa-se, externamente, o aquecimento do condutor.
Esse efeito tem grande utilização no cotidiano como, por exemplo, em equipamentos de aquecimento como o ferro elétrico, o chuveiro elétrico, a prancha alisadora, o aquecedor elétrico, etc. todos esses equipamentos são compostos, basicamente, por uma resistência que quando percorrida pela corrente elétrica é aquecida, transformando energia elétrica em térmica, ou seja, calor.
Em um chuveiro, a passagem da corrente elétrica pela “resistência” provoca o efeito térmico que aquece a água. Qualquer condutor sofre um aquecimento ao ser atravessado por uma corrente elétrica. CONCLUI-SE ENTÃO QUE:
. quanto maior a intensidade da corrente elétrica maior a quantidade de energia libertada;
. quanto mais tempo estiver ligada maior a quantidade de energia térmica libertada;
. pode ser útil (em secadores, aquecedores), ou indesejável (em cabos que