Efeitos do aquecimento global
Ambientalistas advertem que o crescimento da barreira de coral, diminuiu nos últimos 27 anos.O Instituto Australiano de Ciências Marinhas,atribui a queda sem precedentes do crescimento ao Declínio Progressivo.Este processo é causado pelo aquecimento global( a aquecimento da água do mar e ao aumento da sua acidez,devido a maior presença de dióxido de carbono na atmosfera),fenômenos meteorológicos e da ação de espécies marinhas invasoras .
De acordo com pesquisadores,além do branqueamento (ocorre a ruptura da relação simbiótica entre os corais e as microalgas simbiótica,fazendo com que os corais apresentem um déficit de energia),da acidez na água,que freia a calcificação dos corais,o desaparecimento se deve a ação de uma espécie invasora de estrela do mar que se alimenta desses corais,a Acanthaster planci. Estrela-do-mar predadora de corais na Austrália (Foto: Divulgação/Instituto de Ciência Marinha da Austrália)
especie de coral comum na grande barreira
Localização
A grande barreira de coral,está localizada no litoral australiano.é composta por quase 3 mil pequenos recifes e mais de 900 ilhas ao longo de 2,6 mil km no oceano pacífico.É o maior ecossistema de recifes de corais do mundo.
Discussões
O processo pelo qual o mar captura as emissões de CO2,faz com que cresça o nível de acidez na água salgada.Condição esta,que freia a calcificação dos corais,indispensável para que cresçam os pólipos,microorganismos que formam os corais. Quando a água é muito ácida, os esqueletos dos corais são mais macios e, portanto, mais vulneráveis às correntes e ondas.
Conclusão
Embora seja impossível controlar os eventos climáticos que atingem os corais,os pesquisadores pedem a diminuição das emissões de CO2 (A Austrália é o maior produtor mundial de carvão e planeja duplicar suas exportações até 2030, mas o setor é consciente de que vai desaparecer se não introduzir mudanças e encontrar fórmulas para