Efeitos da temperatura e da concentração na progressão global de uma reação de equilibrio de iões de cobalto
Objectivo:
Com esta actividade temos como objectivo estudar os efeitos que resultam da variação da temperatura e da concentração na progressão global de uma reação e também estudar a alteração do estado de equilibrio, comprovando o princípio de Le Châtelier.
Fundamentação teórica
A sílica gel é um agente exsicante, habitualmente, a sílica gel é usada em embalagens cujo conteúdo deverá ser privado da humidade (presença de água). Quando a sílica gel se encontra nestas situações apresenta-se incolor e translúcido. Analogamente ao que acontece nos laboratórios, onde se usam exsicadores, deste modo há a necessidade de recorrer a cristais de sílica gel, neste caso estes são cobertos por cloreto de cobalto anidro (CoCl2) que apresenta uma cor azul. Quando estes cristais ficam sujeitos a condições de humidade, os cristais adquirem a cor da forma mais hidratada deste sal CoCL2 . 6H20.
Pode traduzir-se esta reacção química, acompanhada pela mudança de cor, através da seguinte equação química:
ROSA
AZUL
02 + 62 ⇋ 2∙ 62()
Entre estas duas formas formas existem outras com variantes de cor/tonalidade, que correspondem a diferentes graus de hidratação: azul, azul-rosado ou roxo, cor-de-rosa azulado ou rosa.
O exsicador
Um exsicador é um aperelho com baixo teor em humidade, utilizado para manter as substâncias secas, isto é, diminuiar a concentração de moléculas de água presentes no ambiente em que se encontra. O exsicador contém sílica-gel que funciona como um agente exsicante devido ao facto de absorver as moléculas de água do meio envolvente, daí a sua importância. A presença de sílica-gel no excicador indica-nos também, obviamente, se o ar se encontra húmido ou seco.
Príncipio de Le Châtelier
Henri Louis de le Chêtelier, químico e professor francês (1850-1936) estudou as perturbações/factores que influienciam a evoluçao do sistema reaccional