AL 1.3 - Efeitos da temperatura e concentração na progressão global de uma reação
Efeitos da temperatura e da concentração na progressão global de uma reação
Disciplina de Física e Química A 11º ano
Objetivos da Experiência
Verificar qual o efeito da temperatura e da concentração na progressão global de uma reação e como irá reagir o sistema de modo a contrariar essa alteração.
Introdução
Uma reação reversível é uma reação que, em sistema fechado, ocorre nos dois sentidos, ou seja no sentido dos produtos de reação (sentido direto) e no sentido dos reagentes (sentido inverso).
Quando uma reação atinge o equilíbrio químico, a uma determinada temperatura, as velocidades das reações direta e inversa igualam-se e as concentrações tanto dos reagentes como dos produtos de reação mantem-se constantes.
Podem ser introduzidas perturbações no sistema de modo a que o estado do equilíbrio químico se altere. Estas perturbações podem ser a variação da temperatura no sistema, a variação da concentração de algum dos reagentes ou produtos de reação e ainda o aumento ou diminuição da pressão. Segundo a Lei de Le Chatelier, um sistema, ao sofrer uma perturbação vai reagir de modo a contrair essa alteração, até que o equilíbrio químico seja restabelecido.
Efeito da variação da temperatura
Materiais/Reagentes
Materiais
Copo de precipitação de 150 cm3
Dois copos de 250 cm3
Placa de aquecimento
Tubo de ensaio pequeno (70 x 10mm)
Reagentes
Água desionizada
Cloreto de cobalto (II) hexa-hidratado – CoCl2 . 6 H2O
Gelo
Procedimento experimental
1) Colocar alternadamente, o tubo de ensaio que contem a solução aquosa saturada de cloreto de cobalto (II) hidratada, num banho de água a ferver e num banho de gelo. Cada vez que se coloca o tubo de ensaio num banho, deixar anteriormente que este estabilize a sua temperatura (temperatura ambiente).
2) Verificar qual a