Efeitos da atividade física na redução de quedas em indivíduos idosos sarcopênicos
“Analise o passado, aproveite o presente e planeje o futuro.”
Os autores.
1. Introdução
Como os avanços tecnológicos das últimas décadas a área industrial acompanha essa caminhada e se adapta aos novos equipamentos e técnicas para um maior desempenho de controle e qualidade, como também pra uma maior produção. Dentre muitos avanços na indústria, tem-se a máquina de medir por coordenadas (MMC) usada para medição dimensional de peças a partir de coordenadas.
Como um dos instrumentos metrológicos mais poderosos, as máquinas de medição por coordenadas são usadas extensamente na maioria das indústrias. Há poucas peças cujas formas e/ou dimensões não podem ser medidas com uma MMC. As melhorias na flexibilidade e na exatidão, acopladas com diminuições de tempo e custo das medições, justificam a rápida aceitação dessas máquinas na metrologia industrial.
1.1. Definição
O desenvolvimento das máquinas de medir por coordenadas (MMC) foi favorecido ainda pela evolução dos sistemas de medição de deslocamento eletrônicos, que permitem elevar a sua qualidade e viabilizaram a sua integração com sistemas automatizados de fabricação. As MMCs têm em comum com tais sistemas a característica de grande flexibilidade.
Com base nos sistemas de medição de deslocamento das máquinas de medir por coordenadas, é possível conhecer a posição que um elemento localizador ocupa dentro do espaço de trabalho da máquina (figura 9.2). Este localizador, operando por princípios eletromecânico e articulado, é chamado de apalpador. Esclarecendo de modo grosseiro, ele relaciona o ponto de contato do seu sensor com a peça a um ponto de referência conhecido dentro do sistema coordenado.
A aplicação racional da tecnologia de medição por coordenadas tornou-se viável com o desenvolvimento dos computadores que passaram a ter:
Enormes potencialidades matemáticas;
Flexibilidade de comunicação e conexão com um processo;
Resistência a ambientes industriais;