Efeitos benéficos da radiação solar
Depois de mais de dez anos ‘relegado ao papel de vilão’, o sol ascendeu ao posto de aliado da boa saúde porque se comprovou a sua estreita relação com a vitamina D, essencial ao funcionamento adequado do organismo. A explicação é que, na superfície da pele, existem substâncias precursoras desse micronutriente. Quando os raios ultravioleta, especialmente os do tipo B (UVB), incidem sobre a derme, as moléculas de tais substâncias são transformadas em vitamina D – a qual, em seguida, cai na corrente sanguínea e é transportada para diversos órgãos. Desde meados da década de 90, associa-se a vitamina D a processos deflagrados por 200 genes. Ou seja, ela está presente na multiplicação de certos tipos de célula, na liberação de hormônios, na absorção de nutrientes e na manutenção do ritmo dos batimentos cardíacos..
Os benefícios que a luz solar proporciona estão relacionados principalmente com a produção de vitamina D, um tipo de vitamina essencial para nossa saúde, que:
- Ajuda na absorção do cálcio, evitando doenças dos ossos (osteoporose, raquitismo).
- Ajuda a abaixar o colesterol e a pressão arterial.
- Auxilia na diminuição de dores articulares na artrite reumatóide (reumatismo).
- Proteje contra câncer de mama, cólon e próstata, e até previne que estes, além de leucemia e linfoma, progridam, quando já instalados.
- O Sol também contribui: na produção de melatonina, hormônio que proporciona melhor qualidade do sono e que também ajuda na prevenção de doenças mentais como depressão e outros transtornos do humor.
- Atua como agente adstringente e no controle de infecções, como a tuberculose, por exemplo.
- Melhora o sistema imunológico, nosso sistema de defesa, evitando assim tantas outras doenças.
- Auxilia no tratamento da tensão pré-menstrual.
Efeitos nocivos da radiação solar
Ao atingir nossa pele, os raios UV penetram profundamente e desencadeiam reações imediatas como as queimaduras solares, as