Protetor solar
O protetor solar ou filtro solar é uma loção, spray ou produto típico que ajuda a proteger a pele da radiação ultravioleta do sol, o que reduz as queimaduras solares e outros danos à pele, intimamente ligado a um menor risco de câncer de pele. PROTETOR SOLAR MANIPULADO OU INDUSTRIALIZADO? VANTAGENS E DESVANTAGENS.
O produto manipulado pode ser feito por encomenda, se adequando às necessidades do cliente. Ele pode ser em creme ou em gel, para pela oleosa ou seca, respectivamente. O cliente também pode escolher o fator de proteção solar (FPS) e a quantidade, que varia de 30 a 120 ml. “Uma grande vantagem é a combinação de substâncias. A pessoa interessada pode solicitar um filtro solar combinado com vitaminas A, C, D, e E, que auxiliam na recomposição das células da pele, ou com uréia, que combate os radicais livres, retardando o envelhecimento”, explica Roberto Gomes, farmacêutico e diretor do Conselho Regional de Farmácia do Piauí (CRF-PI). Uma desvantagem é o prazo de validade: apenas seis meses.
Já o filtro solar industrializado tem como seu principal ponto positivo a sua facilidade de aquisição visto que encontra-se disponível em drogarias e supermercados. Nesse caso, ao invés de o produto se adequar ao consumidor, é o consumidor que deve procurar o que mais lhe convém dentre as opções oferecidas.
Segundo Osvaldo Bonfim, farmacêutico-bioquímico e presidente do CRF-PI, os dois tipos têm eficácia e o consumidor deve procurar o que mais lhe agradar em quantidade, qualidade, apresentação e preço. “As farmácias de manipulação possuem um rigoroso controle de qualidade. Seus produtos são fabricados por profissionais farmacêuticos capacitados para isso”, informa Bonfim.
Protetores solares: Definição e História
Preparação para uso tópico que reduz os efeitos nocivos da radiação.
Ultravioleta, tendo ação preventiva na formação de queimaduras solares,
Cânceres e foto-envelhecimento.
Historia:
7800 ac.: extratos de