Efeitos Adversos dos Benzodiazepínicos Administrados a Longo Prazo e Uso Racional
PÓS GRADUAÇÃO FARMACOLOGIA CLÍNICA
Efeitos Adversos dos benzodiazepínicos administrados a longo prazo e uso racional.
Luciele Lamoglia Brandão Leite.
RIO DE JANEIRO
2014
UNIVERSIDADE GAMA FILHO
PÓS GRADUAÇÃO FARMACOLOGIA CLÍNICA
Efeitos Adversos dos benzodiazepínicos administrados a longo prazo e uso racional.
Luciele Lamoglia Brandão Leite.
Trabalho de conclusão de curso apresentado à Universidade Gama Filho – curso de pós graduação em Farmacologia Clínica – como requisito para a obtenção de título de especialista em Farmacologia Clínica.
Orientador: Marcelo Polacow
RIO DE JANEIRO
2014
DEDICATÓRIA
Ao meu querido marido, Allan, pelo carinho, compreensão e apoio incondicional.
Aos meus amigos, Vanessa Mathias, Gleice Sangi e Diego Nascimento, pois estivemos juntos até o fim, ajudando-nos mutuamente, para elaboração deste (e dos nossos) trabalho(s).
A Deus, o meu agradecimento, por ter me dado capacidade e ter permitido que esse trabalho fosse concluído.
RESUMO
O uso prolongado de benzodiazepínicos leva à dependência e efeitos adversos importantes nos pacientes. Este trabalho objetiva explicar esses efeitos e mostrar como utilizar essas substâncias de forma racional. Esta revisão foi elaborada através do levantamento de dados encontrados na literatura já existente. Para realizar esta pesquisa bibliográfica foram analisados banco de dados Scielo, artigos do Google Acadêmico e o Observatório Brasileiro de Informações sobre drogas. Os benzodiazepínicos são medicamentos com ampla administração irracional, utilizados, principalmente, para a insônia e ansiedade. Assim, evidenciam-se os problemas relacionados ao seu uso, como efeitos adversos, tolerância, dependência e toxicidade.
Palavras Chave: Benzodiazepínicos.