EFEITO STROOP
Curso de Psicologia
Psicologia da Percepção
EFEITO STROOP
Rio de Janeiro
11/06/
EFEITO STROOP
Pesquisa sobre efeito stroop e experimento sobre tempo de separação por leitura, cores e cor da palavra.
Rio de Janeiro
2014
Definição:
Segundo J. Ridley Stroop, descrito em 1935, Efeito stroop tornou-se num paradigma bastante utilizado e conhecido em psicologia cognitiva e é a aplicação da atenção seletiva aos estímulos visuais.
Um exemplo clássico do Efeito Stroop é a tentativa de leitura de nomes de cor, quando essas são impressas numa cor que difere da cor expressa pelo significado semântico. Este paradigma é composto por nomes de cores escritos com letras em cores contraditórias. Assim, quando é pedido ao indivíduo que fale a cor das letras que compõem a palavra, estes são bastante lentos. Por outro lado, se é pedido para lerem a palavra, o tempo de leitura é irrelevante.
Pode-se dizer que a leitura automática do nome da cor interferia na operação de nomeação da cor das letras quando esta era contraditória, mas na operação contrária não havia qualquer tipo de interferência.
Existem duas teorias que tentam explicar o “Efeito Stroop”:
Teoria da Velocidade do Processamento:A interferência ocorre porque as palavras são lidas mais rapidamente do que as cores são nomeadas.
Teoria da Atenção Seletiva:A interferência ocorre porque a nomeação de cores requer mais atenção do que ler palavras.
As explicações são:É difícil deixar voluntariamente os estímulos visuais e concentrar-se na cor das letras sem considerar o que elas dizem; o out put da resposta ocorre quando as vias mentais estão fortemente ativadas na leitura e a cor da palavra ativa uma via cortical e a leitura ativa outra.
Metodologia
Foi apresentada, primeiramente, aos participantes do experimento uma lista de nomes de cores para que o sujeito lesse essa lista o mais rápido possível para avaliar o tempo de separação por leitura. Depois