Efeito Stroop
O efeito stroop é uma demonstração de interferência no tempo de reação de uma tarefa. Nos estudos apresentados na teoria atenção seletiva, mostram a interferência que ocorre, porque dar o nome as cores requer maior atenção, que ler as palavras. Por exemplo, quando uma palavra como vermelho é impressa com tinta azul, ocorre um atraso no processamento da cor da palavra, causando tempos de reação mais lentos e um aumento de erros. O efeito stroop leva o nome de seu descobridor John Ridley Stroop.
2. HIPÓTESE
A hipótese a ser testada será o tempo de reação, até que ponto a leitura é um processo automático, mesmo quando tentamos ignorar o significado de determinado estimulo, o cérebro registra automaticamente os seus significados aprendidos, o cérebro tem dificuldade para exercer duas funções ao mesmo tempo.
3. EXPERIMENTO
a) Materiais utilizados: Mídias eletrônicas com apresentação do slide efeito stroop cronômetro, caneta e papel.
b) Procedimentos: Apresentaremos para o sujeito alfabetizado, os slides do efeito stroop, enviados pela professora Priscila, marcando o tempo que o mesmo levou para realizar as 3 etapas do teste. 1º etapa: Ler a lista de nomes de cores o mais rápido possível. A palavra escrita da mesma cor da tinta impressa, lendo da direita para a esquerda em cada linha.
2ª etapa: Nomear as etiquetas coloridas o mais rápido possível. Nomeando da esquerda para a direita em cada linha.
3ª etapa: Nomear o mais rápido possível a cor de tinta com a qual cada palavra foi escrita. Nomeando da esquerda para a direita em cada linha.
c) Amostra: Doze sujeitos alfabetizados, sendo X sexo masculino e X sexo feminino. Idade entre 08 à 70 anos. Nível de instrução do Ensino fundamental incompleto à superior completo.
d) Resultados:
Sujeito
Idade
Sexo
Grau Instrução 1ª
Etapa
2ª
Etapa
3ª
Etapa
1
43
F
Sup. Compl
8,61 s
7,37 s