EFEITO JOULE
Damas – VITORIA
José Rymerson Almeida da Silva
Efeito Joule
Vitoria de Santo Antão
2014
1. Determinação de J Pode-se determinar J por processo elétrico. Coloca-se em um calorímetro uma resistência R conhecida (fig. 147). Faz-se passar por ela uma corrente de intensidade I conhecida, durante um tempo t. A energia absorvida pela resistência durante o tempo t é:
Com o calorímetro se mede a quantidade de calor Q proveniente dessa energia W. Calcula-se J pelo quociente:
Figura 147 2. Amperímetro térmico Amperômetros são instrumentos que medem a intensidade de corrente elétrica. Há vários tipos de amperômetros, baseados em vários fenômenos físicos. Um deles, que se baseia no efeito Joule, é o amperômetro térmico. Consiste em um fio metálico AB pelo qual se faz passar a corrente que se quer medir. Em comunicação com esse fio está um ponteiro. Quando a corrente passa, o condutor AB se aquece e se dilata. Sabemos que essa dilatação é diretamente proporcional à variação de temperatura; esta é diretamente proporcional à quantidade de calor, que por sua vez é diretamente porporcional ao quadrado da intesidade da corrente. Então a dilatação do fio AB é diretamente proporcional ao quadrado da intesidade da corrente. Com a dilatação do fio o ponteiro se desloca diante de uma escala. O construtor do amperômetro gradua essa escala de maneira que cada posição do ponteiro marque diretamente a corrente que passa pelo fio AB. Na figura 148 a curva pontilhada representa o fio AB já dilatado.
Figura 148
Esse amperômetro é cômodo porque mede a intensidade da corrente tanto quando ela assa num sentido como no outro. Além disso, é de construção barata.
Observação Vemos que, para medirmos a intensidade da corrente que passa num trecho MN de um circuito o amperômetro deve estar ligado em série nesse trecho, para ser percorrido pela corrente a ser medida. Isso é uma regra geral: um medidor de