Trabalho Efeito Joule
A descoberta da relação entre eletricidade e calor trouxe ao homem vários benefícios. Muitos aparelhos que utilizamos no nosso dia-a-dia têm seus funcionamentos baseados por Efeito Joule. Para a climatização de ambientes conhecemos o ar condicionado que também se aplica ao princípio de Joule. Para aquecer um ferro elétrico, uma torradeira, um secador elétrico, é preciso de energia elétrica transformada em calor. Quando uma lâmpada é ligada ela se aquece com o tempo, esse acontecimento é denominado Efeito Joule. Para que esse efeito aconteça são necessários resistores, pois é através deles que todo esse processo acontece.
2.1 Lâmpada elétrica incandescente As lâmpadas de incandescência modernas não diferem muito das criadas originalmente por Thomas Edison. A diferença principal é a substituição do filamento interno de carvão, por um filamento de tungstênio no interior da lâmpada, o filamento é aquecido com a passagem da corrente elétrica tornando-se incandescente, emitindo luz. Estas lâmpadas aquecem bastante (às vezes são usadas até como forma de aquecimento suave, em estufas animais e vegetais). Significa que grande parte da energia que consomem é indesejavelmente desperdiçada em aquecimento, somente 10% da energia elétrica e transformada em luminosidade.
2.2 Fusível de cartucho
Quando há um excesso de aparelhos ligados num mesmo circuito elétrico, a corrente elétrica é elevada e provoca aquecimento nos fios da instalação elétrica. Como o fusível faz parte do circuito, essa corrente elevada também o aquece. Se a corrente for maior do que aquela que vem especificada no fusível: 10A, 20A, 30A etc, o seu filamento se funde (derrete) antes que os fios da instalação sejam danificados.
2.3 Chuveiro elétrico
Dentro do aparelho existe um resistor que está conectado a rede de energia. Quando abrimos a torneira, a água vai se acumulando dentro do chuveiro e, quando esta chega a certo nível, ela empurra um