Efeito Fotovoltaico
O que é efeito fotovoltaico?
É a criação de tensão elétrica ou de uma corrente elétrica correspondente num material, após a sua exposição à luz. Embora o efeito fotovoltaico esteja diretamente relacionado com o efeito fotoelétrico, trata-se de processos diferente. O efeito fotovoltaico é diferente por os eletrões gerados serem transferidos entre bandas diferentes dentro do próprio material, resultando no desenvolvimento de tensão elétrica entre dois elétrodos.
Como funciona?
É um processo físico básico através do qual uma célula fotovoltaica converte luz solar em eletricidade, quando os fótons atingem uma célula dos dispositivos fotovoltaicos, podem ser refletidas ou absorvidas, ou eles podem passar direito, apenas os fótons absorvidos geram eletricidade. Quando isso acontece, a energia do fotão é transferida para um elétron em um átomo da célula (que é na verdade um semicondutor), com sua energia recém-descoberta, o elétron é capaz de escapar de sua posição normal associada a esse átomo se tornar parte da corrente em um circuito elétrico. Propriedades elétricas especiais da célula fotovoltaica — um campo elétrico interno — fornecer a tensão necessária para conduzir a corrente através de uma carga externa (por exemplo, uma lâmpada).
As células fotovoltaicas não têm capacidade de armazenamento de energia, mas podem converter luz em energia elétrica. Por não gerar nenhum tipo de resíduo, são reconhecidas por fornecer energia limpa. A base é formada pelo elemento químico silício, que é inserido no interior da célula.
Existem três tipos de células, conforme o método de fabricação são elas:
Silício monocristalino: Estas células obtêm-se a partir de barras cilíndricas de silício monocristalino produzidas em fornos especiais.
Silício policristinalino: Estas células são produzidas a partir de blocos de silício obtidos por fusão de bocados de silício puro em moldes especiais.
Silício amorfo: Estas células são obtidas por meio da deposição