Efeito estufa
1- INTRODUÇÃO A causa de todas as variações meteorológicas na Terra é devido a posição do Sol em relação ao nosso planeta.Sendo que as estações do ano são causadas pelo movimento orbital da Terra. O aquecimento do ar pela energia solar provoca uma diferença na densidade deste, provocando o seu deslocamento que vai ocasionar a formação dos ventos no planeta.Assim todo movimento da atmosfera terrestre é ocasionado pela energia solar que chega até a Terra, sendo este movimento o responsável pelas condições meteorológicas. Durante toda a história do planeta ocorreu um equilíbrio entre a quantidade de energia recebida do Sol e a quantidade refletida pela Terra. Alguns fatores naturais provocaram no decorrer da história alguns desequilíbrios, que provocaram alterações significativas no clima.
Como é gerado
O efeito estufa é gerado pela derrubada de florestas e pela queimada das mesmas, pois são elas que regulam a temperatura, os ventos e o nível de chuvas em diversas regiões. Como as florestas estão diminuindo no mundo, a temperatura terrestre tem aumentado na mesma proporção.
Um outro fator que está gerando o efeito estufa é o lançamento de gases poluentes na atmosfera, principalmente os que resultam da queima de combustíveis fósseis. A queima do óleo diesel e da gasolina nos grandes centros urbanos tem colaborado para o efeito estufa. O dióxido de carbono (gás carbônico) e o monóxido de carbono ficam concentrados em determinadas regiões da atmosfera formando uma camada que bloqueia a dissipação do calor. Outros gases que contribuem para este processo são: gás metano, óxido nitroso e óxidos de nitrogênio. Esta camada de poluentes, tão visível nas grandes cidades, funciona como um isolante térmico do planeta Terra. O calor fica retido nas camadas mais baixas da atmosfera trazendo graves problemas ao planeta. Devida a forma esférica da Terra existe uma diferença na quantidade da energia solar