Efeito Estufa
O efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância, pois sem ele a vida como a conhecemos não poderia existir. Serve para manter o planeta aquecido, e assim, garantir a manutenção da vida.
Gases do efeito estufa:
Dióxido de Carbono - Vem crescendo por causa da utilização dos combustíveis fosseis. Anualmente cerca de 2 650 bilhões de toneladas de dióxido de carbono são lançadas na atmosfera. Como o tempo médio de residência do CO2 na atmosfera é de cerca de cem anos.
Metano - Vem da extração e da utilização de combustíveis fosseis, decomposição de resíduos orgânicos e o processo de digestão de animais, principalmente de vacas. Fica na atmosfera cera de 10 anos. São lançados cerca de 515 milhões de toneladas por ano na atmosfera.
Óxido Nitroso – Pode ser produzido naturalmente por meio de descargas elétricas na atmosfera ou antrópica como queima de carvão e de combustíveis fosseis. São lançados cerca de 5 milhões de toneladas por ano na atmosfera e seu tempo de permanência é 120 a 175 anos.
Ozônio – Apesar de absorver radiação infravermelha seu papel esta relacionado com a ozonosfera.
Clorofluorcarbonetos (CFCs) – Alem de contribuíram para o efeito estufa estão relacionados a destruição da camada de ozônio. Seu tempo de permanência varia de 75 a 380 anos. São potentes gases estufas, uma molécula CFC12 equivale a 10 mil moléculas de CO2.
Hidroclorofluorcarbonetos (HCFCs) – São diferentes dos CFC’s por substituírem átomos de cloro e/ou flúor por hidrogênio. Tambem são potentes gases estufas, uma molécula de HCFC134a por exemplo tem o mesmo impacto de 3400 moleculas e CO2 .
Hexafluoreto de enxofre – É pouco encontrado na atmosfera, é mais potente de os CFC’s,