efeito estufa
Você já pensou porque o interior do carro com os vidros fechados se aquece tão rapidamente? O sol emite radiações em todos os comprimentos de onda, mas a maior parte está dentro da faixa de luz visível (de 380 a 750 nm), que passa pelo vidro para dentro do carro. Parte dessa energia é absorvida pelos materiais no interior do carro e parte é refletida de volta. Essa energia refletida é a radiação infravermelha , que por ter um grande comprimento de onda não passa pelo vidro, ficando aprisionada, sendo assim fica fácil deduzir que haverá um armazenamento de energia dentro do carro provocando um aumento na temperatura , pois nem toda a energia que entrou sairá... Está pode ser considerada uma analogia para o efeito estufa global.
Gases como o gás carbônico CO 2 , o metano CH 4 e o vapor de água H2O funcionam como uma cortina de gás que vai da superfície da terra em direção ao espaço, impedindo que a energia do sol absorvida pela terra durante o dia seja emitida de volta para o espaço. Sendo assim, parte do calor fica aprisionado próximo da terra (onde o ar é mais denso), o que faz com que a temperatura média do nosso planeta seja em torno de 15°C. A esse fenômeno de aquecimento da terra dá-se o nome de efeito estufa. Se não existisse o efeito estufa a temperatura média na terra seria em torno de -15°C e não existiria água na forma líquida, nem vida.
Porque a preocupação com o efeito estufa?
Se o aquecimento da terra pelos gases permite que o nosso clima seja mais ameno, então porque nos preocupar com o efeito estufa? O problema é que o efeito estufa está aumentando rapidamente neste ultimo século, pois está havendo uma alta emissão de gases como o gás carbônico, metano, e óxido nitroso para a atmosfera. A principal fonte de gás carbônico é a queima de combustíveis fósseis (carvão, gasolina, diesel) e as queimas das florestas. Nestes últimos 140 anos a temperatura do nosso planeta aumentou em média 0,76°C, esse aumento foi suficiente