Efeito estufa
NF3 era até então bastante difícil de quantificar, mas ao desenvolver-se novas técnicas de análise verificou-se a sua real abundância, com um crescendo de 11 por cento ao ano.
Actualmente existem 5.400 toneladas de NF3 na atmosfera, relata o Instituto de Oceanografia Scripps, da Califórnia. Um dos cientistas desde instituto refere ainda que «este gás deveria ser incluído na lista daqueles que prejudicam o efeito de estufa, de forma às suas emissões serem controladas pelo protocolo de Quioto.».
Trifluoreto de azoto, ainda tem pouca expressão no aquecimento global mas fica o alerta dos investigadores, de que este aquece 17.000 vezes mais do que o CO2. A sua principal emissão deve-se a indústrias tecnologicamente desenvolvidas.
28-10-2008
Aquecimento Global
O que significa Aquecimento Global? Como acontece? O que provoca? A nossa mão no Aquecimento global e como podemos evitar contribuir para diminuir este efeito a longo prazo? São perguntas que os mais conscientes colocam e que aqui tentamos responder.
O aquecimento global é o aumento da temperatura do ar e dos oceanos registado nas últimas décadas com previsão para agravar. Ainda existe alguma polémica quanto há influencia do Homem nestas mudanças climatéricas, mas já há quem o assuma como a principal causa.
O IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), afirma que este aquecimento se deve ao aumento do «efeito de estufa», devido aos gases lançados para a atmosfera (o metano, o óxido de azoto, CFC´s e Dióxido de Carbono) que influenciam o dispersar do calor proveniente dos raios solares. Estes gases são originários desde a Revolução Industrial e com uma maior industrialização a nível global.
Existem previsões até 2100,