Ácido sulfídrico
Engenharia de Segurança do Trabalho
Higiene no Trabalho
Disciplina: Riscos Químicos
Trabalho sobre Gás Sulfídrico
Introdução
Há alguns anos, trabalhei numa empresa que prestava serviços para outra que fabricava baterias para empilhadeiras. Nesta última, o processo produtivo consistia, primeiramente, na montagem das placas, colcação nos vasos, adição da solução de eletrólito, este basicamente uma solução de ácido sulfúrico com água destilada, conexão elétrica e encaminhamento para a segunda etapa. Basicamente, esta etapa consistia em conectar uma fonte de alimentação com grande capacidade de corrente elétrica, que impunha de 100 a 120 Ampères a 30 Volts CC, aproximadamente, para “formar” a bateria. Literalmente, as baterias “ferviam”!
Prestávamos assistência técnica para as fontes de alimentação.
Chamou-me a atenção os vapores com odor desagradável que saiam das baterias e um avental branco que estava dependurado em uma parede do recinto. Não eram usados equipamentos de proteção, exceto luvas, se não me engano, de borracha e máscaras simples que não eram utilizadas. A sala de trabalho assemelhava-se a uma garagem ampla e espaçosa e era bem ventilada na frente e num dos lados.
O avental, na primeira vez em que fomos lá, estava íntegro. Como não era usado ficou lá meses a fio. Porém, a cada visita ele diminuía. Foi sendo corroído, corroído, até que ficou só a parte de cima e foi posto no lixo.
O fato acima narrado levou-me a escolher o gás sulfídrico para pesquisa, dada a sua agressividade como agente nocivo e ao descuido que pessoas mal informadas se expôe a agentes como este e nem fazem idéia do perigo a que estão expostas, inclusive eu.
1 – Descrição Geral
O gás sulfídrico ou sulfeto de hidrogênio é um composto corrosivo, inflamável, venenoso e gasoso no seu estado natural que consiste em dois átomos de hidrogênio e um de enxofre. É encontrado no gás sintético do carvão, no gás natural e nos tipos de petróleo que contêm enxofre;