Atps economia - oferta e demanda
1° Exemplo: Nesse período de fim de ano há aumento de demanda por produtos sazonais. Há um aumento de 20% nas vendas das aves especiais e de 10% nas de pescados (bacalhau, cação e merluza) e panetones e muitos desses produtos são esperados o ano todo. Outros, como a lentilha, ganham significação especial no período.
2° Exemplo:
Outro exemplo de grande importância foi o aumento da procura por álcool em gel, para se manter a higiene devido ao surto do vírus H1N1 (2009), o comércio como farmácias e supermercados não conseguiram atender a demanda que era de 20 unidades mensais e passou para 350 unidades em um só dia, chegando a procura de 2 mil pessoas por dia pelo produto.
A demanda concentra-se na quantidade de um determinado bem ou serviço que os consumidores buscam em um certo período de tempo. Leva-se em conta a renda do consumidor, a concorrência e até a preferência dos consumidores, e dessa forma se a renda dos consumidores aumenta a demanda de produtos também.
A oferta é a quantidade que os produtores iram oferecer ao mercado em um determinado período de tempo. Como a demanda, a oferta depende do custo de produção, do preço oferecido e das metas e objetivos dos empresários.
Outros fatores envolvidos são a localização do consumidor, condições a créditos, congelamentos ou tabelamentos de preços e salários.
Uma das estratégias usada pelas empresas no caso do álcool em gel foi aumentar o preço que no inicio era de 5 reais e chegou até a 50 reais o litro, devido à grande procura, pois o álcool em gel é recomendado para higienização das mãos, para prevenir a contaminação pelo vírus. Com isso as pessoas passaram a levar os frascos consigo para uso em lugares como ônibus, metrô, supermercados.
Algumas táticas podem ser usadas pelas empresas com relação as festas do final de ano como: manter uma gôndola de produtos sazonais na entrada das lojas desde o início de outubro, com espaço ocupado por enfeites