Efeito Doppler Para A Luz
. Devido ao efeito Doppler, as cores do espectro eletromagnético de uma estrela aparecem deslocadas para o vermelho, caso o astro observado esteja se afastando, ou deslocadas para o azul, no caso do astro estar se aproximando de nós.
Na astronomia, o efeito Doppler é utilizado para medir a velocidade relativa das estrelas e outros corpos celestes luminosos em relação à Terra. Essas medidas fizeram os cientistas concluírem que o universo está em expansão, pois a cor destes corpos celestes luminosos apresenta maior desvio para o vermelho o que indica que a distância entre eles e nós está aumentando.
Na medicina, um ecocardiograma utiliza este efeito Doppler para examinar a qualidade das veias e artérias e problemas cardíacos.
Efeito Doppler na Luz
A velocidade das estrelas em relação ao Sol pode ser decomposta em várias componentes de que irei referir apenas duas: o movimento próprio e a velocidade radial.
Movimento próprio
Antes de revolução copernicana, as estrelas, supunha-se, eram fixas: ocupavam a última esfera, fixa. Desde Galileu, os astrónomos supunham que as estrelas eram estacionárias. Todos viam que elas mudavam de posição durante a note, mas sabia-se que esse movimento era aparente, devido à rotação da Terra.
Contudo, em 1718, Edmund Halley demonstrou que não era bem assim. Observou algumas discrepâncias (http://astro.if.ufrgs.br/vialac/node4.htm) nas posições das estrelas Arcturus (1º) e Sirius (0,5º) relativamente às posições registadas por Ptolomeu (85-165 dC) e atribuiu-as não a erros de medição, mas a mudanças reais das estrelas.
Desde então, os astrónomos têm medido este