Recristalização
Instituto de Química
Relatório
Recristalização
Disciplina: Química Orgânica I Experimental
INTRODUÇÃO
A recristalização é um dos principais métodos utilizados para purificação de sólidos orgânicos, é uma técnica para qualquer sólido, qualquer sólido pode se recristalizar.
Tal método consiste em dissolver o sólido em um solvente quente, efetuar rapidamente uma filtração, para evitar a perda de material com a cristalização da substância no filtro ou no funil, em seguida resfria-se lentamente os cristais obtidos. Em baixa temperatura, o material dissolvido tem menor solubilidade ocorrendo o crescimento de cristais. (SOARES, et al., 1988)
O processo sendo lento ocorre a formação de cristais então chamados de cristalização e se for rápida, de precipitação. A formação dos cristais lentamente, camada por camada, produz um produto mais limpo, fazendo com que as impurezas fiquem na solução. Já quando o resfriamento é rápido as impurezas se juntam ao precipitado, produzindo um produto impuro. (ARIGONY, PUCRS) A escolha do solvente é fundamental, deve ser pouco solúvel a frio e muito solúvel a quente, enquanto as impurezas devem ter uma solubilidade tão elevada quanto possível (consegue-se o mesmo fim, em certos casos, quando as impurezas são muito pouco solúveis ou até insolúveis no solvente. Nestes casos só se obtém o produto suficientemente puro após várias recristalizações.) (BECKER, 1997))
Impureza é até 10% da substância, depois disso já pode ser considerado como mistura. Algumas impurezas como as coloridas ou resinosas podem ser removidas com uma pequena quantidade de carvão ativo à solução a ser aquecida. (SOARES, et al., 1988).
A separação dos cristais pode ser feita com uma filtração simples ou mesmo à vácuo usando o funil de Buchner. Após a filtração pode-se recuperar uma segunda parte dos cristais, concentrando o filtrado e, depois resfriando-o. Geralmente os cristais da segunda