Efeito da freqüência da fertirrigação sobre a produção de mudas do cafeeiro
Efeito da freqüência da fertirrigação sobre a produção de mudas do cafeeiro
Discentes: Mayara Rosa de Carvalho
Rhayane de Andrade Pereira
Professor Orientador: Ernesto Jose Resende Rodrigues
Uberlândia, MG
25/10/14
MAYARA ROSA DE CARVALHO
RHAYANE DE ANDRADE PEREIRA
Projeto de pesquisa apresentado como complementação na disciplina de propagação de plantas e vivericultura do 4ºperiodo no curso de Engenharia Agronomica do Instituto Federal de Educação,Ciencia e Tecnologia do Triangulo Mineiro – Campus Uberlandia.
Uberlândia, MG
25/10/14
EQUIPE EXECUTORA:
→ Mayara Rosa de Carvalho;Rhayane de Andrade Pereira
Graduandas em Agronomia, IFTM Campus Uberlândia
→ Ernesto Jose Resende Rodrigues (Orientador)
Professor do IFTM Campus Uberlândia
→ Alessandra (Colaboradora)
Cordenadora do viveiro CCBE- IFTM Campus Uberlandia
Uberlândia, MG
25/10/14
RESUMO:
Esse trabalho foi conduzido no viveiro do IFTM- Uberlândia e teve como objetivo avaliar o desenvolvimento e crescimento de mudas do cafeeiro cv. Catuaí Vermelho(Coffea arábica sp.)sob diferentes frequências de Fertirrigação em comparação com um fertilizante de liberação controlada, com 5 tratamentos:1º. testemunha sem adubação, 2º. Fertirrigação toda segunda, 3º. Fertirrigação todassegundsa e quartas feiras, 4º. Fertirrigação todas segundas, quartas e sextas feiras, 5º. 1 grama do adubo de liberação controlada 15-9-15+micro. As variáveisavaliadas foram: diâmetro (D),altura(H), número de folhas e coeficiente de rusticidade D/H.Como resultados,analisamos que dentre as variáveis avaliadas somente o diâmetro foi significativo entre os testes.
1. INTRODUÇÃO O cafeeiro (Coffea sp.) é um arbusto da família Rubiaceae e do gênero Coffea L., da qual se conhecem 103 espécies,uma delas é Coffea arabica uma espécie de café natural da Etiópia,