EFEITO CITOTÓXICO E GENOTÓXICO DO EXTRATO AQUOSO DE Luffa operculata (L.) Cogn. POR MEIO DO TESTE DE Allium cepa
1187 palavras
5 páginas
EFEITO CITOTÓXICO E GENOTÓXICO DO EXTRATO AQUOSODE Luffa operculata (L.) Cogn. POR MEIO DO TESTE DE Allium cepa (1)
(1)
(1)
OLIVEIRA, Lindalva Alves ; SILVA, Ester ; RAMOS, Alinie Pedrozo ; RIBEIRO, Sinomar
(1)
(1)
(2)
Fernando ; AZEVEDO, Franciele ; ROSSI, Ana Aparecida Bandini
(1)
(2)
Acadêmicos do curso de Ciências Biológicas – UNEMAT- Alta Floresta, MT Professora
Orientadora, Depto. de Ciências Biológicas, UNEMAT- Alta Floresta. E-mail: anabanrossi@gmail.com
Resumo: Com objetivo de avaliar o potencial citotóxico e genotóxico do extrato aquoso de Luffa operculata (L.) Cogn, por meio do teste de Allium cepa foram obtidos extratos aquoso da planta nas concentrações de 25, 50, 75, 100%, foi utilizado também um controle negativo (água destilada) e um controle positivo
(paracetamol a 800 mg/L). Foram analisadas 1.250 células por tratamento. Verificouse que as raízes de Allium cepa exposta ao extrato aquoso de Luffa operculata nas concentrações de 100%, 75% e 50%, apresentaram alterações cromossômicas sugerindo assim um potencial genotóxico. O índice Mitótico (IM) diferiu significamente entre os tratamentos sendo que o CN apresentou a maior média diferindo estatisticamente dos demais tratamentos. O extrato aquoso de L. operculata tem efeito genotóxico sobre bulbos de cebola.
Palavras-chave: Luffa operculata; alelopatia; buchinha paulista, genotoxidade.
Introdução: Luffa operculata (L.) Cong. pertence a família Cucurbitaceae; é originária da América do Sul e nativa do Brasil. Dentre vários nomes populares, é mais conhecida como buchinha paulista, buchinha-do-norte ou cabacinha no Brasil, e esponjuelo ou esponjilla na América Latina (MATOS, 1979). O fruto da Luffa operculata Cogn. é empregado na medicina popular tradicional principalmente como purgante, enemagogo e descongestionante nasal. Na homeopatia é utilizada para o tratamento de sinusite e rinite (BROCK, 2003).
Os compostos químicos, muitas vezes considerados como