Eergonomia

4716 palavras 19 páginas
ERGONOMIA
1º MÓDULO SEGURANÇA DO TRABALHO - 2012
Profº Roberto Vieira
APOSTILA DE ERGONOMIA – PARTE 1
1) INTRODUÇÃO
Um dos principais aspectos da busca da eficiência é a organização do trabalho. As novas tecnologias, associadas às técnicas administrativas que privilegiam a qualidade e a produtividade, surgem em ritmo intenso. Daí a necessidade de adaptação constante do diaa- dia da empresa as regras da ergonomia.
A referência é sempre o ser humano. A visão ergonômica se insere como um dos aspectos principais da tendência contemporânea de crescimento que, além de aumentar a produtividade, garante conforto, segurança e maior eficiência na execução do trabalho.
A ergonomia e seus procedimentos são os princípios de organização do trabalho que melhor compatibilizam a produtividade e o bem-estar dos trabalhadores.
Ela evita procedimentos incompatíveis com os princípios da qualidade total e das modernas técnicas de gerenciamento. Através de uma atenção prioritária a ergonomia, evita-se energias dispendidas inutilmente pelos empregados, as fadigas físicas e mentais, além do absenteísmo, elemento nocivo ao bom andamento do trabalho.
2) ERGONOMIA – ORIGENS E CONCEITUAÇÃO
De acordo com dados da Ergonomics Researth Society, Inglaterra, a Ergonomia é o estudo do relacionamento entre o homem e o seu trabalho, equipamento e ambiente, e particularmente a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução dos problemas surgidos deste relacionamento.
A Ergonomia surge após a 2ª Guerra Mundial, tendo em vista as falhas ocorridas na interface entre o homem e a máquina. A Ergonomia nasce com os objetivos práticos de segurança, satisfação e bemestar dos trabalhadores no seu relacionamento com sistemas produtivos. Ao contrario do Taylorismo, que buscava a eficiência e o aumento da produção, na Ergonomia, a eficiência vem como resultado, pois visa, em primeiro lugar, o bem-estar do trabalhador e parte do conhecimento do homem para

Relacionados

  • Trabalho sobre eergonomia em plataforma offshore
    2439 palavras | 10 páginas
  • ergonomia
    1441 palavras | 6 páginas
  • hérnia de disco
    4748 palavras | 19 páginas
  • Ergonomia fisica
    5991 palavras | 24 páginas