Educação e enfermagem: a possibilidade de um novo olhar a luz das idéias de paulo freire
Em lugares como nossas escolas a educação formal é concretizada . Pois é pela prática e pela relação entre quem se ensina e quem se aprende aonde tudo irá se transformar.
E essas práticas pedagógicas que estão sendo bem discutidas, pois se propõem mudanças nessas tendências mais comuns de ensino, já que estamos numa época diversidades de pensamentos, ações e paradigmas . Então devemos refletir criticamente essa prática desenvolvida, pois isso é uma exigência.
E com esse tipo de reflexão que nos faz observarmos que estamos incluídos em um contexto socioeconômico-cultural que ao mesmo tempo se influencia e é influenciado .
Paulo Freire que sempre foi um homem a frente de seu tempo, contribuiu bastante para este tipo de processo educativo e idealizador. Pois ele difundia uma educação multicultural, ética, transformadora e libertadora. As suas idéias são usadas até nossos dias de hoje, nas mais diversas áreas de conhecimento como no nosso caso, a Enfermagem.
Ele mostra que na maioria das vezes a educação no seu sentido formal, institucional é excluída e que ele defendeu nossa educação como uma prática libertadora, solidária, dialógica que nunca será entendida como se fosse uma prática de ensino neutra.
Como somos profissionais do futuro, temos que observar a importância de entender que esses homens e mulheres que se relacionam e se educam, tem a sua história de vida , um tipo de leitura que o torna singular, que se influencia a maneira de que como está no mundo . É nossa obrigação introduzir esse tipo de filosofia em nosso ambiente para que possamos fazer a diferença. Vera Trajano Ribeiro Enfermagem
3º "B" noturno