Educação e desenv economico e distribuição de renda
1. Como o grupo vê sobre o problema de distribuição de renda no país? Seria correto afirmar que a causa se deve à falta de mão-de-obra qualificada? Onde entra a educação formal neste cenário?
2. A estrutura do sistema educacional brasileiro, historicamente, tem contribuído para aprofundar as desigualdades de renda entre as famílias ou ele tem contribuído para melhorar a distribuição de renda? Opinem.
3. Expliquem, por que o custo de oportunidade de educar crianças é mais elevado para as famílias pobres do que para as famílias ricas?
4. Explique por que a dicotomia ensino superior público-privado é um reflexo do dualismo (pobres e ricos) da sociedade brasileira?
5. Se o sistema educacional, ao invés de alterar, reflete e reproduz as estruturas sociais econômicas da sociedade na qual existe, o que deverá constar, prioritariamente, nas políticas educacionais para o desenvolvimento (objetivos)?
QUESTÕES 1. Qual a importância dos Indicadores Sociais para a promoção de políticas de desenvolvimento econômico?
Se o desenvolvimento econômico de um país é definido pela qualidade de vida de seus habitantes. os indicadores sociais fornecem informações como: a esperança de vida da população ao nascer, médicos e leitos hospitalares por habitante, acesso à água potável, etc. Há outros indicadores sociais , especialmente os relacionados com a educação, como a taxa de alfabetização ou a quantidade média de anos na escola, que permitem examinar as condições de qualificação e, portanto de oportunidade no mercado de trabalho da população do país. Com os dados obtidos pelos indicadores, o governo saberá onde deverá atuar para uma eficaz qualidade de vida da população que consequentemente leva ao desenvolvimento. 2. Comente sobre as principais características dos indicadores que dizem respeito:
3.1. À dinâmica populacional.
No passado, a dinâmica populacional foi muito associada às ideias de explosão populacional, procuravam alertar