Modelo pratico de trabalho
1. Capa e contracapa.
2. Resumo.
3. Sumário.
4. Introdução.
5. Contextualização da Pesquisa.
6. Fundamentação Teórica.
7. Análise e Interpretação dos Dados.
8. Considerações Finais e Sugestões.
Capa e contracapa: devem ser inseridos no início do trabalho.
Resumo: é a apresentação consistente e seletiva de um texto. Deve ressaltar, de forma clara e sintética, a natureza do trabalho, seus resultados e conclusões mais importantes. Deve concluir-se num texto redigido de forma cursiva, concisa e objetiva, respeitando a estrutura do original e reproduzindo, apenas, suas informações mais significativas. Não deve ser uma simples enumeração de tópicos, sendo que a 1ª frase deve ser significativa e explicar o tema principal do trabalho. No corpo do resumo não se deve usar parágrafos, frases negativas, símbolos, tabelas, quadros, figuras e ilustrações, assim como fórmulas e equações.
Recomenda-se que os resumos tenham uma média de 300 a 500 palavras.
Sumário: elemento obrigatório cujas partes são acompanhadas dos respectivos números das páginas. Havendo mais de um volume, em cada um deve constar o sumário completo do trabalho, conforme a NBR 6027 Página 15 de 21.
1. Introdução
Ilustra brevemente os objetivos do trabalho e as razões de sua elaboração, bem como as relações com outros trabalhos existentes, não devendo repetir ou parafrasear o resumo nem antecipar as conclusões e recomendações contidas ou decorrentes do estudo. Apesar de figurar no início do trabalho, é a última parte a ser redigida em definitivo, visto constituir uma síntese de caráter didático das idéias e da matéria tratada.
A introdução deve situar o leitor no contexto do tema pesquisado, colocando-o a par dos antecedentes, tendências,