educação e cultura
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU GESTÃO PÚBLICA
ATIVIDADE DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA
Curso: Pós-Graduação em Gestão Pública
Professor: Edson Aro
Aluno(s): Francisco Lázaro Lopes
21/04/2014
Etapa 1:
Unidade I – Ao final de cada unidade você responderá duas questões para verificar o que você absorveu dessa unidade. As questões que deverão ser respondidas são:
1) Explique as diferenças entre fatores higiênicos e fatores motivadores e em seguida discorra sobre como esses fatores podem influenciar o comportamento das pessoas no trabalho.
Resposta:
Fatores higiênicos e fatores motivacionais. Fatores higiênicos são fatores que , quando ausentes ou não satisfatoriamente atendidos, promoverão a insatisfação e, portanto, desmotivarão os indivíduos, comprometendo seu desempenho. São exemplos de fatores higiênicos: políticas da administração e da organização e condições de trabalho; supervisão; relações interpessoais; remuneração; status; segurança. Os fatores higiênicos quando presentes evitam a insatisfação. A promoção da satisfação advém dos fatores motivacionais, e não dos fatores higiênicos. Os fatores motivacionais são fatores que quando presentes aumentam a satisfação e, portanto, a motivação e, consequentemente, o desempenho dos indivíduos, são fatores motivacionais que são: a conquista; o reconhecimento; o próprio trabalho; a responsabilidade; o avanço na carreira; a ideia é manter no ambiente o atendimento a todos os fatores higiênicos e explorar os fatores motivacionais como forma de manutenção e melhoria contínua do ambiente de trabalho.
Herzberg afirmava que: A satisfação no cargo é função do conteúdo ou atividades desafiadoras e estimulantes do cargo, são os chamados "fatores motivadores"; A insatisfação no cargo é função do ambiente, da supervisão, dos colegas e do