Educação a Distância no Brasil
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PROFESSOR: MARISE MARIA SANTANA DA ROCHA E ALINE FERREIRA CAMPOS Educação a Distância no Brasil
A Educação a Distância no Brasil tem aproximadamente um século de existência, ela vem ampliando-se e ganhando maior divulgação a partir dos meios de comunicação, principalmente de comunicação digital. Atualmente o MEC (Ministério da Educação) vem promovendo incentivo a diferentes programas; tem dispensado uma atenção especial a essa modalidade de ensino, e com isso, vem preocupando-se com sua regulamentação.
Sabe-se que na Educação a Distância, o professor se faz presente, pelo uso de algum meio de comunicação, ou seja, o dialogo educativo não é imediato e direto, mas sim, mediado. A aprendizagem é basicamente uma atividade individual. Sendo assim, um dos princípios que embasaram a EAD no Brasil é o auto-estudo. Além deste, a separação professor-aluno, a utilização de meios e recursos tecnológicos, o apoio de uma organização de caráter tutorial e a comunicação bidirecional. Entretanto, a separação professor-aluno e a característica básica que diferencia a Educação a Distância da Educação Presencial, convencional.
Devido “à forma como foi feita a colonização em terras brasileiras’’ (ROMANETH, in ALONSO (1996), apud ROCHA e CAMPOS, 2011, p. 47), a educação brasileira foi marcada pelo privilegio de determinados segmentos da população, ou seja, pelo elitismo. No entanto, a Educação a Distancia vem se apresentando com uma alternativa possível para atender a uma população, até então, impossibilitada de ter acesso ou continuidade dos estudos. Sendo assim, estender o projeto educativo, para todos os públicos e para todas as formas de saber, é uma das perspectivas que se apresentam para a EAD no contexto nacional. Visam também, expandir e