Educação a distancia - ead
Alice Theresinha Cybis Pereira, Valdenise Schmitt e Maria Regina Álvares C. Dias
O processo de ensino-aprendizagem tem potencial para tornar-se mais ativo, dinâmico e personalizado por meio de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Essas mídias, em evolução, utilizam o ciberespaço para promover a interação e a colaboração a distância entre os atores do processo e a interatividade com o conteúdo a ser aprendido. O capítulo discute os Ambientes Virtuais de Aprendizagem apresentando os aspectos conceituais, as bases legais, os recursos e as ferramentas que podem compor um ambiente virtual, assim como o processo de elaboração de material didático para a educação on-line. Nesses ambientes, a tecnologia é apenas um meio, pois, a ênfase deve estar na proposta, no conteúdo pedagógico e no desenvolvimento do processo educativo. The teach-learning process can be made more active, dynamic and customized in Virtual Learning Environments. These evolving media use the cyberspace to promote not only interaction and collaboration between the actors, at a distance, but also interaction with the content to be learned. This chapter discusses Virtual Learning Environments and shows the conceptual aspects, legal issues, resources and the tools that may be the components of a virtual environment, as well as the development of pedagogical materials used in online education contexts. In these environments, technology is only a means since emphasis should be put on the content of the educational project and on the development of the educational process.
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
1 Mídia, neste trabalho, refere-se ao conjunto de ferramentas e recursos tecnológicos resultantes da evolução das Tecnologias de Comunicação e Informação que permitem a emissão e a recepção de mensagens.
O avanço e os desenvolvimentos tecnológicos, a partir da segunda metade do século XX, impulsionaram e estão transformando a maneira de ensinar e de aprender.