Empreendedorismo femino
Há muito tempo se fala da importância do empreendedorismo e estuda-se sobre as características que formam o empreendedor. Este artigo fala sobre o empreendedorismo feminino. As mulheres também estão se destacando no mundo dos negócios, deixando de ser empregadas para assumir o seu próprio negócio. A metodologia dessa pesquisa é de natureza qualitativa, e descritiva. Constatou-se que o interesse em montar seu próprio negócio, está relacionado a uma característica muito forte dessa mulher. Outra característica foi a vontade de vencer; continuar a insistir no ramo que sabe fazer e gosta de fazer. Conclui-se, segundo Dornelas – que o empreendedorismo por necessidade está presente nas características dessa mulher.
PALAVRAS-CHAVE: Empreendedorismo. Empreendedorismo Feminino. Negócio.
ABSTRACT
.
KEYWORDS:
INTRODUÇÃO
Parece que nos últimos anos o surgimento de pequenos negócios tem contribuído para o crescimento da economia no Brasil. Mas, de acordo com o SEBRAE, nem todas as pessoas estão preparados para desenvolver o seu próprio negócio. Pois, além de um capital suficiente para começar, é necessário também desenvolver algumas características que irão contribuir para a formação do seu empreendimento. Porém, quando se aborda o tema empreendedorismo, defronta-se com o senso comum da maioria das pessoas, que considera que as características empreendedoras do ser humano são inatas e, portanto, apenas uma minoria nasce com esse dom, enquanto uma maioria estaria ou está destinada a exercer uma condição de empregados.
Teoricamente, entende-se que desenvolver uma cultura empreendedora é de fundamental importância para a viabilização de muitos negócios, bem como ajuda para o desenvolvimento econômico. Assim, alguns estudos vêm sendo realizados objetivando conhecê-lo melhor, determinar o perfil, as motivações e as razões do sucesso.
No Brasil nas últimas décadas, verifica-se que as mulheres vêm e continuam se preparando para atuar em todos os